Como reformar sua cozinha sem dor de cabeça!!
top of page
Buscar
  • Foto do escritorcottiarq

Como reformar sua cozinha sem dor de cabeça!!

Atualizado: 25 de jun. de 2022

Ao entrar em uma obra o medo, angústia e ansiedade é um fato quando não se tem a experiência para tomadas de decisões e conhecimento do que, como e quando deve ser realizada cada etapa. Para te ajudar nessas decisões vamos falar um pouco sobre este processo.


1. Projeto:


Definir nesta fase o que será alterado e o que permanece como está. Nesta etapa também deve ser feito o planejamento da obra, orçamentos, definição de materiais, etc.


2. Proteção:


Antes de iniciar qualquer serviço, deve-se proteger o que vai permanecer intacto para que não seja danificado durante a obra. Papelão e fitas adesivas podem mudar a sua vida nesse momento, pode-se usar também materiais específicos como mantas de papelão com plastico bolha em seu interior, que dão maior garantia de que não haverá nenhum problema com o piso.


3. Demolição:


Neste momento deve ser seguido o projeto de construir/demolir, onde tem indicado com todas as dimensões o que será demolido. É uma fase de muita poeira, mas isso não significa muita sujeira. Deverá ser programado que ao fim de cada dia, ou até mesmo mais de uma vez ao dia o entulho seja recolhido. Não se esqueça do agendamento da caçamba para descarte do entulho.


4. Infraestrutura:


A infra costuma ser a parte que leva mais tempo e que menos agrada na obra, pois demanda bastante tempo para execução dos cortes onde terão tubulações hidráulicas, elétricas, especiais(tv/internet), gás e drenos de ar condicionado. É um momento que não gera grande impacto visual de mudança, então parece que não está acontecendo muita coisa.


Após infra pronta, iniciamos o trabalho em equipe, onde teremos várias coisas acontecendo ao mesmo tempo...


5. Revestimentos e Forro:


Em cada obra, essa ordem é alterada dependendo do tipo de revestimento e forro utilizado.


Os Revestimentos de parede para cozinha devem ser funcionais, oferecer conforto e exalar personalidade. Podem ser utilizados revestimentos cerâmicos, ladrilhos, vidros, inox, pastilhas, etc.


Os forros em gesso são divididos em dois grupos principais - Plaqueados (placas de gesso) ou acartonado (drywall).

No plaqueado utiliza-se placas de gesso 60x60cm, á o gesso acartonado se tem maiores formatos e maior limpeza e velocidade na execução.


6. Pintura:


Deve-se emassar e lixar o forro instalado. Atenção, é bom que seja feito antes da instalação do piso, se for manter o existente - ISOLE!!


7. Piso:

Na aplicação deste deve-se ter atenção à paginação e instruções do fabricante. Proteja-o após finalização.

Para a escolha ideal é necessário considerar se o material é para uso interno ou externo, tráfego que ele suporta, coeficiente de atrito e o fator estético que mais lhe agrada, é claro!


8.Bancadas e Marcenaria:


Ambos devem ser medidos logo após instalar o revestimento. A ordem de instalação depende da sustentação da bancada, podendo ser instalada sobre perfis metálicos ou sobre marcenaria.


As bancadas em pedras são dividas em dois grupos principais, os naturais e os sintéticos.

Entre os principais modelos naturais temos: limestone, mármore e granito. Já entre os sintéticos temos: quartzo(silestone), nanoglass, marmoglass, corian e porcelanato.


Os armários podem ser feitos com empresas de móveis planejados ou marceneiros.

As empresas de móveis planejados costumam ter mais tecnologia e garantia enquanto a marcenaria se tem um projeto um pouco mais personalizado, aproveitando cada cm do espaço.

E qual é a melhor escolha?

Sempre que possível optamos pelas empresas de planejados por ter uma fábrica por trás, o que dá maior garantia ao cliente, além da facilitação no pagamento.


9. Acabamento fino:


E chega o momento das torneiras, registros, acabamentos de tomada, instalação de luminárias e retoques de pintura.

Neste momento muitas pessoas trabalham ao mesmo tempo, mas deve-se ter muito cuidado com o que já está no lugar para que não haja retrabalho.

 
 

Agradecemos a visita, e esperamos que tenha sanado algumas duvidas no processo.

 

bottom of page